quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia 21 de Março

Bom Dia Calcinholândia!

Hoje é uma data muito especial! 
Hoje é 21 de Março!



A data de hoje é comemorada em virtude da analogia com a trissomia do cromossomo 21; afinal 21/3.

A síndrome de  Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Por isso também é conhecida como trissomia 21.

A alteração cromossômica do Down pode ser diagnosticada durante o pré-natal. Exames de cariótipo, amniocentese e Eco com Translucência nucal são alguns utilizados para diagnosticar Down e outras alterações genéticas cromossômicas.

Durante a gestação o mais popular é a ecografia com TN para identificar alterações devido ao custo ser mais acessível. Mas durante o desenvolvimento do bebê já é possível identificar nas ecos a presença ou não de Down. A bebe com Down usualmente movimenta-se menos no útero e possui uma alteração física onde há menos falanges médias nos mãos, caracterizando mãos com dedos mais curtos, não todos. 

Cada ser é um ser individualmente falando.
Atualmente a expectativa de vida de uma pessoa com Down já ultrapassa 50 anos de idade, quando antigamente não chegava aos 17 anos( o usual era até 15 anos em média).

Pessoas com Síndrome de Down possuem uma alteração genética, que causa em pelo menos metade dos nascidos assim, problemas cardíacos.

A fora com as dificuldades e problemas físicos; a pessoa com Sindrome de Down merece atenção, incentivo, quanto melhor for seu estímulo melhor será seu desenvolvimento e mais próximo de atividades comuns estará a pessoa com Síndrome de Down.

Se você tem ou terá uma criança com Síndrome de Down trate-a como um ser humano exatamente como você gostaria de ser tratado(a). Ensine ao seu filho e filha o certo e o errado, a criança com síndrome de down merece conhecer limites e ser educada. 

Se você não quer que seu filho e/ou filha seja mais discriminado comece você a tratá-lo com menos discriminação. 

Estimule
Incentive
Ajude!

Vamos desmitificar.

Mais? Confira: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário